Novembro Azul

/ / Notícias
Chegou a hora de falar da Saúde do Homem e, para isso, a Secretaria de Saúde de Galiléia vai promover durante novembro várias ações educativas na cidade.
O “Novembro Azul” é a época do ano destinada às ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.
O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial. Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).
No Brasil, estimam-se mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata nos anos de 2020 a 2022. Os dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida é de 16%.
Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.
O atendimento preventivo é realizado nas 3 ESFs em todas as regiões do município. E é necessário buscar a unidade de referência do bairro.
Programação:
DIA 18/11.
De 07:00 as 10:00
Local: Secretaria de Saúde